Você sabia que existe uma data para comemorar o dia mundial dos animais?

Atualizado: Mar 11


No dia 04 de outubro é comemorado o Dia Mundial dos Animais. A data foi escolhida em 1931 durante a convenção de Ecologia em Florença, na Itália. A data reforça a importância da preservação dos animais e ainda promove os direitos dos mesmos presentes na Declaração Universal dos Direitos dos Animais.


Os animais pertencem ao reino Animalia e são divididos em espécies. Existem muitas espécies de animais! Muitas mesmo! Você consegue chutar um palpite de quantas estamos falando? Desde 1758, quando os cientistas responsáveis por descrever novas espécies - conhecidos como taxonomistas - começaram a catalogar os animais com nomes científicos, já foram nomeadas, aproximadamente, um milhão e quinhentas mil espécies diferentes de animais!


Sim, mais de um milhão e, acredite, existem outras muitas espécies a serem catalogadas pelos cientistas, sem contar as que ainda precisam ser descobertas! De acordo com alguns pesquisadores, existem quase oito milhões de espécies de animais nas mais diversas regiões do planeta. É muita coisa, gente. Que loucura!


E como é interessante pensar na riqueza e na diversidade que o nosso planeta possui! E é por isso que precisamos nos esforçar para preservar esse patrimônio tão precioso.


E não é só o número colossal de espécies que nos surpreende quando falamos do mundo animal, as peculiaridades dessas lindas criaturas podem soar um tanto quanto estranhas para nós.


Fatos curiosos


A revista galileu separou alguns fatos curiosos sobre alguns animais presentes no The Illustrated Compendium of Amazing Animal Facts, de Maja Säfström (ainda sem versão brasileira), e vamos compartilhar alguns com vocês, prepare-se para as bizarrices, não que a gente faça nada de estranho, imagina!




A lesma pode se esconder em sua concha por três anos para se proteger do tempo ruim. Nada de estranho por enquanto, eu gostaria de fazer o mesmo para me esconder de certas pessoas! rsrs







Os coalas dormem 22 horas por dia. Esse sabe como aproveitar o tempo!







As corujas têm três pálpebras em cada olho: uma para piscar, uma para dormir e uma para limpeza. Fala sério, é muita organização!







Quando a fêmea de um grupo de peixes-palhaços morre, o macho dominante se transforma em uma fêmea para substituí-la. Não sei se devemos encarar isso como prova de amor ou pura esquisitice mesmo.








Os bichos-preguiça só descem uma vez por semana das árvores — para fazer cocô. Gente, uma vez por semana!







Se você cortar a cabeça de uma barata ela continuará viva por dias. Sem muitos comentários.








Os tamanduás não têm dentes, mas suas línguas são extremamente pegajosas e podem crescer até dois metros de comprimento. Fala se você não conhece alguém que tem a língua maior do que a de um tamanduá. Sério!






As línguas das girafas são tão longas que elas podem lamber seus próprios ouvidos. O comentário anterior deveria ter sido feito aqui. SOS.







Os crocodilos podem sobreviver por três anos sem alimentos. E você aí, dizendo que não consegue seguir a dieta e ficar um final de semana sem pizza! Os crocodilos estão de olho em você.





Por que celebrar o dia mundial dos animais?

A relação entre seres humanos e animais é muito antiga. Entretanto, embora os animais tragam enormes benefícios aos seres humanos, ainda não são tratados com o devido respeito e cuidado adequados.


No Dia Mundial dos Animais, muitas atividades são realizadas em todo o mundo para celebrar a vida desses seres tão importantes, não apenas para os seres humanos mas para toda a natureza. Atividades de conscientização, como as que promovem a Declaração Universal dos Direitos dos Animais, também são realizadas para conscientizar as populações sobre a necessidade de cuidar e proteger os animais.


A Declaração Universal dos Direitos dos Animais foi proclamada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em sessão realizada na cidade de Bruxelas, na Bélgica, em 27 de janeiro de 1978.


A Declaração Universal dos Direitos dos Animais traz em seu texto introdutório que todos os animais têm direitos, e o desconhecimento, além do desprezo, disso faz com que o ser humano cometa crimes contra os animais. O texto destaca também que se deve “ensinar desde a infância a observar, a compreender, a respeitar e a amar os animais”.


No Brasil, existe a Lei de Crimes Ambientais que protege os animais silvestres da ação predatória do homem. É considerado crime qualquer ato que cause dano ou prejuízo aos elementos que fazem parte do meio ambiente, entre eles, os bichos.


Apesar de toda essa proteção, muitos bichos ainda sofrem nas mãos de pessoas que não respeitam e agem contra seres inofensivos, que muitas vezes não têm como se defender. Por isso, o Dia Mundial dos Animais é uma data tão importante e que deve ser celebrada e exaltada não só no dia 4 de outubro, mas durante o ano inteiro.


A relação dos animais com a Fui

Com certeza muitos de nós possuem animais de estimação, a maioria cachorros e gatos. E, muitas vezes precisamos transportar o nosso animal, seja para levar ao veterinário, para tomar banho no pet shop ou mesmo para passar o fim de semana em outro lugar.


Você pode contar a Fui para isso, colocando o seu bichinho em uma caixa transportadora, pode chamar o Fui que os motoristas vão levar vocês em segurança para onde for necessário.


Publicado por Fui / Gabriela Castro e Verônica Jellifes


31 visualizações0 comentário

ATENDIMENTO

REDES SOCIAIS

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube

Copyright @2020 FuiApp. Todos os direitos reservados.