Vidas Negras importam: somos aliados nessa!

Atualizado: há 2 dias


O Racismo simboliza qualquer pensamento ou atitude que segrega os povos humanos considerando-os hierarquicamente como superiores e inferiores. No Brasil, ele é fruto da era colonial estabelecida pelos colonizadores portugueses, em que a população negra do país foi escravizada. Pautado em um sistema de opressão, no qual existem um oprimido e um opressor, o racismo se caracteriza em uma relação de “poder”.

O movimento Black Lives Matter ganhou destaque mundial no final de maio, em protestos que tomaram as ruas das principais cidades dos Estados Unidos, após a morte de George Floyd, homem negro norte-americano. Floyd faleceu após um policial branco, Derek Chauvin, permanecer por mais de oito minutos com o joelho sobre o seu pescoço enquanto ele estava algemado e deitado no chão. A morte de Floyd explodiu uma onda de protestos nos EUA, apoiada por pessoas em todo o mundo. A frase ‘Black lives matter’ (Vidas negras importam) foi vista constantemente durante as manifestações por diversos países, incluindo o Brasil.

Na lei brasileira existem punições diferentes para os crimes de racismo e injúria racial. O crime de racismo é inafiançável e imprescritível, ou seja, quem praticou pode ser punido independente de quando cometeu o crime.O crime de injúria está previsto no Código Penal e o condenado deve cumprir pena de detenção de um a três anos, dependendo da acusação, ou multa.

A Fui apoia a luta contra o racismo e acredita que essa é uma luta de todos e todas. É preciso mudar atitudes, se educar, se conscientizar e não admitir mais. Como diz a filósofa norte americana Ângela Davis, “Não basta não ser racista. É preciso ser antirracista.”

Caso você presencie ou sofra uma situação de racismo utilizando nosso serviços, abra uma ocorrência ou entre em contato com o nosso time de suporte, pelo número: (34) 9 9954-1806 ou pelo e-mail contato@fuiapp.com.br, para resolvermos esta situação. A Fui não tolera nenhum tipo de discriminação, vamos juntos em busca de uma sociedade mais igualitária e tolerante!

Publicado por Fui / Gabriela Castro

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

ATENDIMENTO

REDES SOCIAIS

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube

Copyright @2020 FuiApp. Todos os direitos reservados.