Verão com segurança: dicas e recomendações

Atualizado: há 5 dias


Pexels

O verão tem início no dia 21 de dezembro de 2020, ou seja, depois da primavera e antes do outono. No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, a estação do verão é caracterizada por apresentar dias mais longos do que as noites, clima quente e chuvas constantes, em decorrência da rápida evaporação das águas pelo calor do Sol.


O começo do verão é marcado pelo evento astronômico denominado Solstício de Verão, ou seja, é o período em que o hemisfério Sul está inclinado cerca de 23,5º na direção do Sol. Em 2020, o solstício de Verão no Brasil será às 07h02 do dia 21 de dezembro.

Imagem representativa do solstício de verão no hemisfério sul/ Site Toda Matéria


O fim do verão é também marcado por um fenômeno astronômico: o equinócio, período quando o Sol incide com maior intensidade nas regiões próximas à linha do Equador.

No Brasil, e em todo o Hemisfério Sul, o equinócio acontece entre os dias 20 e 21 de março. Desse modo, no equinócio, o dia tem a mesma duração no Hemisfério Norte e no Hemisfério Sul, pois os dois hemisférios da Terra estão igualmente iluminados.


Os dois fenômenos não são apenas curiosidades sobre o nosso planeta, mas influenciam de forma direta em nossas vidas. Em uma matéria do site Agência Brasil, o astrônomo da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenador de Comunicação da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), Thiago Signorini Gonçalves, explica que “são esses fenômenos que causam as estações na Terra. Quando o lado sul está mais iluminado é verão, e no Hemisfério norte está mais frio porque não recebe uma luz solar tão direta. A principal maneira de se perceber esses fenômenos é pela variação sazonal de temperatura que temos na Terra”.


Verão x Pandemia


O ano de 2020 foi marcado por uma série de mudanças devido à pandemia de Covid-19, conhecido como novo normal. Mesmo que alguns países já tenham começado a vacinar a população, no Brasil esta fase ainda não está acontecendo e precisamos continuar tomando todos os cuidados necessários, pois ainda estamos enfrentando a pandemia. Por isso, veja algumas dicas de como aproveitar o verão com segurança e sem perder o melhor desta estação.


Viagem

Em entrevista ao site Bella Mais, um médico infectologista fez algumas recomendações para que algumas das atividades mais comuns da época sejam feitas de forma segura. Uma delas é sobre viagens.

Viajar pode expor a pessoa ao risco, especialmente se usar transporte coletivo. “Sugere-se nestes casos usar máscara para viajar com pessoas que não moram na mesma casa e manter distanciamento social quando possível. Se viajar de carro, atenção ao uso de máscara e higienização de mãos nas paradas”.


Banho de piscina


Em um blog do site Uol uma médica infectologista assessora técnica da Sociedade Brasileira de Infectologia afirma que o risco de pegar Covid-19 dentro da água é quase nenhum. "O cloro não dá chance para o novo coronavírus ficar por ali." No entanto, é preciso ficar atento ao distanciamento social, mergulhar na piscina é diferente de bater papo na piscina. Observe se há 1,5 metro, 2 metros de distância entre a sua cadeira ou o grupo de cadeiras da sua família e as do vizinho.


Além disso, no que diz respeito à máscara, a médica afirma que não se pode entrar na água mascarado, basta o tecido molhar e o acessório já perdeu completamente sua função protetora. A ideia é usar a máscara, sim, mas manter alguma distância da piscina em si, a infectologista explica que "Se a pessoa permanecer à beira da piscina olhando os filhos, por exemplo, vai receber respingos a todo instante. Então, a máscara também vai umedecer e perder a eficácia".


Banho de mar


As regras para a piscina também valem para o mar, incluindo o distanciamento físico e uso de máscara antes e depois de entrar na água. Portanto, é necessário bom senso em relação a todas essas regras e ao tempo de permanência no local. Portanto, o melhor horário para fazer esses programas é quando houver menos aglomeração.


Cuidados com a pele e hidratação


Além dos cuidados a mais por conta da pandemia, os cuidados que a gente já conhece com a chegada do verão permanecem. Ou seja, é extremamente importante manter os cuidados com a pele e a hidratação.


Troque a roupa molhada por seca para evitar micoses de pele.


Use protetor solar e evite o excesso de exposição ao sol - prefira as horas em que o sol está menos forte: até as 10h e depois das 16h - para se proteger das queimaduras do sol.


Tome pelo menos 2 litros de água por dia para evitar a desidratação.


O verão está aí e, mesmo com a pandemia, é possível aproveitar a estação desde que permaneçamos atentos e tomando todos os cuidados necessários. Uma última dica para aproveitar a estação mais quente do ano não poderia ser outra, para onde for, chame o Fui, assim você evita aglomerações e chega ao seu destino com conforto, segurança e tranquilidade.


Publicado por Fui / Gabriela Castro e Verônica Jellifes


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

ATENDIMENTO

REDES SOCIAIS

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube

Copyright @2020 FuiApp. Todos os direitos reservados.