Outubro Rosa: quanto antes melhor

Atualizado: 19 de Out de 2020




O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, quando um laço rosa foi lançado e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, no mesmo ano.

A data é celebrada anualmente e tem como objetivo compartilhar informações, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, e contribuir para a redução da mortalidade. No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) - que participa do movimento desde 2010 — promove eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema. Além disso, o instituto produz materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre fatores protetores e detecção precoce do câncer de mama.

Sobre o câncer de mama

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor.

O câncer de mama é o que ocorre com maior frequência na população feminina mundial e brasileira, com exceção dos casos de câncer de pele não melanoma.

Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Políticas públicas nessa área vêm sendo desenvolvidas no Brasil desde meados dos anos 80 e foram impulsionadas pelo Programa Viva Mulher, em 1998. O controle do câncer de mama é hoje uma prioridade da agenda de saúde do país e integra o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no Brasil, 2011-2022.

Sinais e sintomas

Na maioria dos casos, o câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais por meio dos seguintes sinais e sintomas:

  • Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: essa é a principal manifestação da doença, que está presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher;

  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;

  • Alterações no bico do peito (mamilo);

  • Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;

  • Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilo.

Lembrando que esses sinais e sintomas devem ser investigados por um médico para que seja avaliado o risco de se tratar o câncer.

Como prevenir

A prevenção é o melhor remédio! Felizmente, cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como:

  • Praticar atividade física;

  • Alimentar-se de forma saudável;

  • Manter o peso corporal adequado;

  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;

  • Amamentar;

  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;

  • Evitar o uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal.

Tratamento

O tratamento do câncer de mama varia em relação ao tipo de tumor e à fase em que a doença se encontra.

Atualmente, devido ao conhecimento sobre as variadas formas de apresentação da doença, diversas terapêuticas estão disponíveis. As alternativas podem incluir: cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica (terapia alvo).

Se diagnosticada no início, o tratamento tem maior potencial curativo.

A radiografia da mama (também conhecida como mamografia) é o exame mais indicado para prevenção e diagnóstico do câncer, já que é capaz de identificar tumores menores que um centímetro. Especialistas recomendam que mulheres acima de 50 anos realizem o exame a cada dois anos.

#SeConhecerFazBem

Conhecer seu próprio corpo, manter hábitos de autocuidado e contar com a ajuda de especialistas é o combo de sucesso para garantir uma vida mais saudável. Bora espalhar essa mensagem por aí? A FUI apoia a campanha do outubro rosa e acredita que a prevenção é o melhor caminho para o combate à doença!

Publicado por Fui / Gabriela Castro e Verônica Jellifes

10 visualizações0 comentário

ATENDIMENTO

REDES SOCIAIS

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube

Copyright @2020 FuiApp. Todos os direitos reservados.