O que podemos esperar da vacina contra a Covid-19

Atualizado: Jan 7


Freepik

Desde março deste ano, quando foi decretada a pandemia do novo coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS), sem dúvidas, uma das notícias mais esperadas pela população mundial é de que, finalmente, teremos a vacina contra a doença. Para isso, cientistas do mundo todo estão correndo contra o tempo para desenvolver uma vacina eficaz contra a Covid-19. Uma corrida que envolve pesquisa de primeira linha, tecnologia de ponta, bilhões investidos e muita expectativa. Atualmente, existem quase 200 propostas de vacinas em testes, sendo que 44 chegaram à fase de testes em humanos, chamada de estudos clínicos. Das 44, 10 atingiram a fase três de estudos, na qual vários voluntários são recrutados para comprovar se a vacina é, de fato, capaz de proteger sem causar danos à saúde.


No Brasil os testes em pacientes começaram em junho com uma vacina da Universidade de Oxford, no Reino Unido. O Brasil atraiu quatro das pesquisas mais avançadas. Além da de Oxford, em parceria com a farmacêutica Astrazeneca, voluntários brasileiros recebem as doses da empresa chinesa Sinovac; da alemã Biontech, com a Pfizer; e da belga Janssen, braço da Johnson&Johnson. Dois desses estudos têm acordo de transferência de tecnologia com o Brasil, o que garante a produção nacional da vacina caso elas se mostrem eficazes.


No entanto, devemos ser realistas em relação à imunização e não deixar que o otimismo frente à velocidade sem precedentes em que os cientistas estão produzindo as propostas de vacinas, nos deixe vislumbrados e cegos a ponto de acreditarmos que a pandemia está próxima do fim e, com isso, nos levar a deixar de tomar os cuidados necessários. A pandemia ainda está aí e a cada dia nos mostra que temos que ser cautelosos com nós mesmos e com aqueles que amamos, tomando todos os cuidados e medidas para evitar a contaminação pela Covid-19. A Fui espera que tenhamos logo uma vacina comprovadamente eficaz, para que possamos nos reencontrar com aqueles que não vemos há meses, com segurança. Mas até lá, vamos continuar praticando o isolamento social e tomando todos os cuidados sanitários necessários!



Publicado por Fui / Gabriela Castro e Verônica Jellifes

10 visualizações0 comentário

ATENDIMENTO

REDES SOCIAIS

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube

Copyright @2020 FuiApp. Todos os direitos reservados.