O Fui está de volta à Boa Vista. Conheça um pouco mais sobre essa cidade

Atualizado: Jan 7


Foto: Reynesson Damasceno

Boa Vista, capital do estado de Roraima, localizada na região norte do país, foi fundada no século XIX, em 1830, pelo capitão Inácio Lopes de Magalhães. Teve sua origem de uma das inúmeras fazendas de gado situadas ao longo dos rios que compõem a bacia do rio Branco pertencente à jurisdição da então vila de "São José da Barra do Rio Negro", atual Manaus.


Cidade moderna, que se destaca entre as capitais da Amazônia pelo traçado urbano organizado de forma radial, planejado no período entre 1944 e 1946 pelo engenheiro civil Darcy Aleixo Derenusson, lembrando um leque, em alusão às ruas de Paris, na França.


Concentra cerca de dois terços dos roraimenses e situa-se à margem direita do Rio Branco. Sede da região metropolitana de Boa Vista, é a única capital brasileira localizada totalmente ao norte da linha do Equador.


O turismo ainda é mais frequente no interior (o ecoturismo), mas na capital Boa Vista ele começa a se desenvolver. Alguns dos principais pontos turísticos da cidade são:


Complexo Poliesportivo Ayrton Senna


O Complexo Poliesportivo Ayrton Senna ocupa várias quadras, e oferece diversas opções de atividades. Possui lanchonetes, parques infantis, quadras de tênis, futebol de salão, futebol de areia, vôlei de praia, quadras de basquete e outros esportes.

Foto: Andrezza Mariot


Praça das Águas


A Praça das Águas possui fontes de águas com tons de cor diferentes que reagem com a sintonia da música que toca em caixas acústicas incluídas abaixo dos bancos (anexo ao Complexo Esportivo Ayrton Senna).

Foto: Fernando Teixeira


Casa Bandeirantes


Um dos primeiros "supermercados" de Boa Vista, a Casa Bandeirantes é um prédio comercial que foi construído em 1898, para abrigar a firma J.G. Araújo, responsável por comercializar mantimentos entre a Província do Rio Negro (atual Amazonas) e a Freguesia de Nossa Senhora do Carmo (Boa Vista).

Foto: Andrezza Mariot


Casa da Petita Brasil


Uma das casas mais antigas da região, foi fundada em 1888. Sua estrutura é mantida no estilo neoclássico, e foi construída pelo Cel. Theodoro Bento Ferreira Marques Brasil, patriarca de uma das primeiras famílias a habitar a região. Atualmente tombada pelo Patrimônio Histórico Municipal, foi intitulada “Casa Petita Brasil”, em homenagem à atual dona.

Foto: Andrezza Mariot


Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo


Em Roraima, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo é símbolo de fé e devoção.

O templo é o mais antigo do estado e preserva as características germânicas originais. A Matriz é um dos principais ícones de fé e religiosidade em Roraima. O monumento reúne os devotos e turistas, especialmente, durante as festas em homenagem à Santa, que é também a padroeira do estado.

Foto: Igorh Martins



Praça do Mirandinha


A Praça do Mirandinha é um espaço amplo no qual foi realizado um trabalho tanto estrutural quanto social pela Prefeitura de Boa Vista há alguns anos. No local, é possível fazer caminhadas, aulas de ginástica, encontrar pessoas descansando e apreciando a vista enquanto são realizados ensaios fotográficos, gravação de programas, festas de aniversário e até casamentos.

Foto: Eduardo Andrade


Publicado por Fui / Gabriela Castro e Verônica Jellifes

7 visualizações0 comentário

ATENDIMENTO

REDES SOCIAIS

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube

Copyright @2020 FuiApp. Todos os direitos reservados.