Empoderamento feminino: qual o papel dos aplicativos de mobilidade urbana na conquista das mulheres

Atualizado: 26 de Out de 2020


Segundo o dicionário, empoderar é um verbo que se refere ao ato de dar ou conceder poder para si próprio ou para outrem. É a ação de atribuir domínio ou poder sobre determinada situação, condição ou característica. É dar voz a quem está à margem. Desta forma, podemos falar em empoderamento negro, por exemplo e, claro, empoderamento feminino.

O empoderamento feminino é um tema que tem sido bastante abordado nos últimos anos e está diretamente ligado com a construção da autonomia, da capacidade de tomar decisões e de assumir o controle da própria vida. Nesse sentido, “empoderamento é, simultaneamente, processo e o resultado desse processo, sendo que, no caso das mulheres, esse processo tem como objetivos: (1) questionar a ideologia patriarcal; (2) transformar as estruturas e instituições que reforçam e perpetuam a discriminação de gênero e as desigualdades sociais; e (3) criar as condições para que as mulheres pobres possam ter acesso – e controle sobre – recursos materiais e informacionais.” (SANDENBERG, 2009).

É claro que ainda há muito a ser feito, mas cada vez mais as mulheres estão se movendo em direção a viver uma realidade muito diferente de anos atrás, como diz Eliane Brum: “quem pensa que está cada vez mais difícil ser homem, com mulheres que dizem não, tem razão. Deve ser bem difícil dividir o poder para quem sempre monopolizou o poder. E para alguns é o poder de falar sozinho que está em risco. Para alguns dos mais envernizados pela educação formal e pelos livros, o que dói mais é a perda do privilégio de ser a única voz na sala, na mesa do bar, nas livrarias. No palco.”

A fim de auxiliar a sociedade e, sobretudo, as comunidades empresariais a estabelecer o empoderamento das mulheres e a equidade de gênero, em 2010 a Organização das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres) e o Pacto Global das Nações Unidas desenvolveram os sete princípios de empoderamento das mulheres.

O segundo princípio trata de igualdade de oportunidade, inclusão e não discriminação, isso envolve “tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação”. Enquanto o terceiro princípio aborda a saúde, segurança e fim da violência, isto é “garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa.” Pensando nisso, os aplicativos de mobilidade urbana, que tem crescido e é a fonte de renda de muitas pessoas, têm adotado medidas para trabalhar com esses princípios.

Uma das formas encontradas de colocar em prática esses fundamentos, foi incentivando mulheres a se cadastrarem como motoristas, pois, desta forma, podem garantir uma renda extra e escolher o melhor horário para executar o trabalho. Um exemplo que deve ser mencionado no que diz respeito à segurança foi a categoria desenvolvida pelo app de mobilidade urbana da FUI App que, com a existência de uma categoria específica para mulheres, permite que motoristas mulheres escolham transportar somente passageiras mulheres e, também, passageiras mulheres possam optar por viajar apenas com motoristas mulheres.

Essas medidas, que aparentemente são simples, significam muito quando se é mulher pois, para as mulheres, andar sozinha na rua à noite é um grande desafio. Assim como pegar o transporte coletivo lotado ou fazer uma viagem de aplicativo, especialmente à noite, com um motorista homem.

É claro que ainda vemos muitos casos de feminicídio, estupros, assédio sexual, violência e tantas outras situações que acontecem diariamente com as mulheres e que precisam ser solucionadas o quanto antes, mas aos poucos, com medidas que dão importância à segurança e conforto, seguimos no caminho de um mundo melhor para todos. Publicado por Fui / Verônica Jellifes

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

ATENDIMENTO

REDES SOCIAIS

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube

Copyright @2020 FuiApp. Todos os direitos reservados.