Dia Internacional do Portador de Deficiência: por uma sociedade mais inclusiva
Atualizado: Fev 26

O Dia Internacional do Portador de Deficiência, comemorado no dia 03 de dezembro, foi instituído em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo para estabelecer a data foi, mais uma vez, promover a conscientização da população sobre a importância de assegurar uma melhor qualidade de vida a todas as pessoas que são portadoras de alguma deficiência.
Conceito de deficiência
Segundo o DECRETO Nº 3.298, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1999 considera-se deficiência “toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano.”
A ONU aponta que, aproximadamente, 10% da população mundial possui algum tipo de deficiência. A sociedade precisa evoluir muito ainda, pois, infelizmente, em certas situações, pessoas portadoras de deficiência sofrem algum tipo de discriminação e isso, sem dúvidas, as impede de ter uma vida com qualidade.
Tipos de deficiência
A deficiência pode ser classificada em:
física,
auditiva,
visual,
mental,
múltipla, quando duas ou mais deficiências estão associadas.

Imagem: Freepik
De maneira geral, pessoas com deficiência precisam de uma maior atenção por parte dos governantes, principalmente no que diz respeito à acessibilidade e inclusão na sociedade. Segundo a ONU, pessoas com deficiência são mais vulneráveis a abusos e normalmente não frequentam a escola. Também é importante destacar que a maioria dos deficientes não conseguem entrar no mercado de trabalho, principalmente porque alguns empregadores acreditam que essas pessoas não são capazes de realizar o trabalho com eficiência, além de acharem que a construção de um ambiente acessível é bastante cara. Sendo assim, está claro que é fundamental que se criem políticas que acolham melhor essa parcela da população. O dia internacional do portador de deficiência simboliza uma oportunidade para ponderarmos sobre o lugar das pessoas com deficiência em nossa sociedade e o que podemos fazer em prol da acessibilidade e da inclusão de forma a assegurar os direitos de todos. Publicado por Fui / Gabriela Castro e Verônica Jellifes