Dia de Ação de Graças: pelo que você é grato?

Atualizado: Fev 26


Unsplash

Está chegando o Dia de Ação de Graças! Pode parecer um pouco incoerente falar sobre gratidão em um ano que parece ter sido tão ingrato com todos, mas é preciso pensar nas oportunidades que 2020 nos trouxe e naquilo que tornou-se prioridade.


O Dia de Ação de Graças, em inglês “Thanksgiving Day”, é um dos feriados nacionais mais importantes dos Estados Unidos e do Canadá e acontece antes das comemorações natalinas. Nos Estados Unidos é comemorado toda 4ª quinta-feira de novembro, e no Canadá, toda 2ª segunda-feira do mês de outubro.


Origem do Dia de Ação de Graças


A primeira comemoração do Dia de Ação de Graças foi realizada nos anos 1620, no Estado de Massachusetts, na cidade de Plymouth, região chamada de Nova Inglaterra. A celebração foi organizada pelos habitantes da vila que realizaram uma festa para comemorar a colheita dos alimentos daquele ano depois de terem enfrentado invernos muito rigorosos. A fim de repetir o agradecimento pelas colheitas, o governador da vila organizou a “Festa no Outono” entre os colonos ingleses e americanos nativos. Esse evento foi composto de pratos variados com milho, peixe, patos e perus.

Muito tempo após esta primeira celebração, o Dia de Ação de Graças foi legitimado no ano de 1863 como um feriado nacional.

Comemorações e Tradições

Atualmente, o Dia de Ação de Graças é um dia em que as pessoas agradecem os acontecimentos positivos conquistados durante todo o ano. É costume reunir a família em um jantar regado a muita comida, no qual é comum servir abóboras, tortas de maçãs e de nozes, cookies, batatas-doces, purê de batatas, molho de cranberry e peru Além disso, faz parte das tradições desse dia as orações e os desfiles.


giphy.com


Dia de Ação de Graças no Brasil

No Brasil, o dia de ação de graças foi instituído em 17 de agosto de 1949, no governo de Eurico Gaspar Dutra. Aqui, na teoria, o Dia de Ação de Graças é celebrado na 4ª quinta-feira de novembro. Porém, no Brasil, não há o costume de celebrar a data e, portanto, não é feriado nacional, e nem considerado um grande evento, como nos Estados Unidos. Talvez seja o momento certo de começarmos a incluir um dia especial para agradecer em nossas festividades.

Curiosidades sobre o Thanksgiving

. Nos Estados Unidos, cerca de 50 milhões de perus são consumidos no Dia de Ação de Graças, também conhecido como “Turkey Day” (Dia do Peru).

. O Dia de Ação de Graças demanda grande movimentação de turistas, sendo um dos dias do ano com maior tráfego aéreo nos Estados Unidos.

. Em 1863, o Dia de Ação de Graças foi eleito dia festivo pelo presidente dos EUA, Abraham Lincoln, entretanto, somente a partir de 1941 passou a ser feriado nacional. Já no Canadá (celebrado pela primeira vez em 1879), a data atual foi definida no ano de 1957.

A FUI deseja a todos, aos que comemoram e também aos que não comemoram, um Feliz dia de Ação de Graças. Que sejamos gratos pelas pequenas coisas que conquistamos no nosso dia a dia!


Publicado por Fui / Gabriela Castro e Verônica Jellifes


87 visualizações0 comentário

ATENDIMENTO

REDES SOCIAIS

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube

Copyright @2020 FuiApp. Todos os direitos reservados.