Como funciona a Reserva Ariramba e como podemos ajudar a salvar a Amazônia


A área da Reserva Ariramba e é recoberta por floresta ombrófila densa do tipo submontana.

Em 2020, a Fui fez uma parceria com a ONG Vitamazônia para incentivar a adoção de árvores. A empresa adotou 250 mil árvores para seus usuários junto à ONG com o objetivo de contribuir com a preservação da maior floresta tropical do mundo e compensar, de uma forma concreta, os danos ambientais causados pela emissão de gás carbônico (CO2) - o principal causador do efeito estufa que provoca o aquecimento global - já que somos uma empresa de mobilidade urbana.


A Vitamazônia é uma organização não governamental sem fins lucrativos que visa proteger o meio ambiente amazônico. Desde 2007, o Instituto Vitamazônia desenvolve e promove projetos eco ambientais, cursos, treinamentos e outras ações focadas na parceria homem e natureza. Os projetos vão desde a recuperação de áreas degradadas aos planos de manejos florestais sustentáveis não madeireiros e preservação integral da floresta nativa primária.


Além disso, em várias comunidades ribeirinhas, técnicos da Vitamazônia apresentam métodos simples de reciclagem e produção de alimentos em hortas caseiras. Nas indústrias e outros tipos de empresas, realizam cursos e palestras sobre coleta, reciclagem e destinação de resíduos sólidos e arrecadam alimentos e roupas para moradores carentes de cidades em estado de emergência no Amazonas. Além disso, a ONG possui um projeto de preservação da Reserva Ambiental Ariramba.


Reserva Ambiental Ariramba

Atualmente, a área da Reserva se mantém íntegra e totalmente preservada.

Originalmente batizada de Fim do Mundo, a área da Reserva Ambiental Ariramba tem escritura pública e título definitivo desde 1930 e é recoberta por floresta ombrófila densa do tipo submontana, também chamada de terra firme e floresta aluvial.


Antes de tornar-se uma Reserva, há aproximadamente 20 anos atrás, houve atividade extrativista na área, que era uma fazenda. Atualmente, a área se mantém íntegra e totalmente preservada. Proprietários anteriores até fizeram inventário florestal e solicitaram aos órgãos ambientais licença para extração de madeira dentro de um projeto de Manejo Florestal Sustentável, mas a consciência ecológica e a atitude altruísta transformaram a então Fim do Mundo na Reserva Ambiental Ariramba.


Um dos objetivos da Vitamazônia é manter a Reserva Ariramba preservada e melhorar a qualidade de vida das pessoas que moram na Reserva. Um dos projetos que possibilita a preservação é o Adote Uma Árvore. O objetivo é preservar aproximadamente 5 milhões de árvores na Reserva Ambiental e todo o ecossistema que nele habita.


Além disso, a adoção de árvores permite que o instituto capacite e remunere as pessoas que moram na Reserva para serem guardiões da floresta, trabalhando como guardas florestais.


Como participar?


Para participar do projeto, você adota anualmente uma ou mais árvores e, ao fazer esse compromisso com a Amazônia, você recebe as coordenadas da Reserva Ambiental Ariramba, a localização exata da árvore dentro da reserva, o nome da espécie e o certificado de Amigo da Floresta Amazônica.


Além disso, será afixada no tronco da árvore que você adotou, uma placa de identificação com o seu nome, ou o nome de alguma outra pessoa, caso você queria homenagear alguém, e o país de residência.


A adoção é feita pelo site da Vitamazônia. O valor é de R$96,00 por ano e pode ser dividido em até 12 vezes. Contribuindo com esse valor, você estará ajudando a manter a Floresta Amazônica de pé e a salvar o nosso planeta permitindo o equilíbrio climático.


Publicado por Fui / Gabriela Castro e Verônica Jellifes


11 visualizações0 comentário

ATENDIMENTO

REDES SOCIAIS

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube

Copyright @2020 FuiApp. Todos os direitos reservados.