Carnaval: origem, tradições e como fica a festa em 2021

Atualizado: há um dia


O Carnaval é a maior festa popular brasileira.

O Carnaval é uma festa popular que teve origem há muitos anos na região Sul da Europa e era celebrada por membros do Catolicismo como festa pagã, isto é, que contrariava os preceitos pregados pela religião.


De acordo com alguns estudos, a origem da palavra Carnaval vem do latim carne levare, que significa “para retirar a carne”. O significado refere-se ao período de Quaresma, no qual os católicos abrem mão de algumas comidas e bebidas e de parte de prazeres tidos como mundanos.


Ainda segundo pesquisas, um dia antes da Quarta-feira de Cinzas, alguns católicos realizavam festas e aproveitavam para comer muita carne, pois sabiam que, a partir do dia seguinte, não poderiam degustá-la até o final do período de Quaresma.


Carnaval no Brasil

No Brasil, o Carnaval é a maior festa popular do país e foi trazido pelos colonizadores portugueses entre os séculos XVI e XVII. A festa, que primeiro manifestou-se por meio do entrudo, uma brincadeira popular, se popularizou a partir do século XX e isso contribuiu para o surgimento do samba.


Marchinhas

As marchinhas de carnaval também surgiram no século XIX, tendo como destaque a figura de Chiquinha Gonzaga e de sua música “Ô abre alas”. O samba surgiu por volta da década de 1910, com a música “Pelo Telefone”, de Donga e Mauro de Almeida, tornando-se, ao longo do tempo, o legítimo representante musical do Carnaval.


Escolas de samba e trio elétrico

Entre as classes populares, surgiram as escolas de samba, na década de 1920. Considera-se que a primeira escola de samba teria sido a “Deixa Falar”, fundada em 1928, que daria origem à escola Estácio de Sá. Outra escola de samba pioneira foi a “Vai como Pode”, que atualmente é conhecida como Portela. As escolas de samba eram o desenvolvimento dos cordões e ranchos, e a primeira disputa entre elas ocorreu no Rio de Janeiro, em 1932.


O trio elétrico teve origem na cidade de Salvador, em 1950, após Dodô e Osmar utilizarem um antigo caminhão para colocar em sua caçamba instrumentos musicais por eles tocados e amplificados por alto-falantes, desfilando pelas ruas da cidade. Eles fizeram um enorme sucesso. Todavia, o nome “trio elétrico” somente foi utilizado um ano depois, quando Temistócles Aragão foi convidado pelos dois.


Carnaval 2021

Neste ano, a festa estava prevista para começar em 13 de fevereiro, no entanto, por conta da pandemia do novo coronavírus, o carnaval de 2021 foi adiado em todo o país.


Ao mesmo tempo, as folgas de segunda e terça-feira de carnaval – que caem nos dias 16 e 17 de fevereiro em 2021 – foram canceladas pela maioria dos estados. Pela lei, a festa não é um feriado nacional, mas um ponto facultativo. Ou seja, estados e municípios têm autonomia para decidir sobre a folga.


Mesmo que a festa não vá acontecer este ano, aproveite o momento para fazer algo divertido com sua família. Você pode maratonar uma série, ouvir músicas e dançar na sua sala, brincar de algum jogo ou colocar o descanso em dia. Mas se for sair, chame o Fui. Assim, você chega ao seu destino com segurança e rapidez.


Publicado por Fui / Verônica Jellifes

3 visualizações0 comentário

ATENDIMENTO

REDES SOCIAIS

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube

Copyright @2020 FuiApp. Todos os direitos reservados.