Benefícios da leitura: ler pode ajudar na saúde mental, segundo especialistas

Atualizado: Mar 11



Quem não gosta de uma boa história? Especialmente quando crianças, a maioria de nós gostava que os pais ou alguém contasse uma história, de um livro ou alguma narrativa mirabolante que tenha sido inventada. As histórias, nos causam curiosidade e nos fazem viajar. Nos identificamos com os personagens, imaginamos os lugares, e há quem sinta até mesmo o clima, os cheiros e sabores. E que sensação boa! Outubro é um mês cheio de datas comemorativas. No dia 12 é comemorado o dia das crianças e o dia nacional da leitura, e dia 29, é comemorado o dia nacional do livro. Por isso, decidimos escrever este post para abordar os benefícios da leitura não só para as crianças, mas para pessoas de todas as idades. 

Você sabia que a leitura traz diversos benefícios?! A gente amplia nosso vocabulário, nosso conhecimento, estimula a imaginação, melhora a nossa percepção de mundo e o nosso senso crítico. E para além desses benefícios, existem razões científicas para que você continue praticando ou comece a praticar o hábito da leitura. Confira neste post, da jornalista Daniela Malagoli, quatro razões (científicas) para você ler mais. Além disso, segundo Augusto Buchwitz, pesquisador do Instituto do Cérebro e professor da Escola de Ciências da Saúde e da Vida, “o hábito de leitura tem relação comprovada com uma melhor qualidade de saúde mental. A leitura, por envolver imaginação, mentalização, antecipação e aprendizagem (sempre aprendemos, ao menos, palavras novas), funciona como um ‘exercício’ para o cérebro humano. Apesar de não ser um músculo, o nosso cérebro precisa ser estimulado”. 


No entanto, embora a maioria das pessoas saibam da existência dos diversos benefícios, os números apontam que nem todo mundo pratica o hábito da leitura. Segundo uma pesquisa, realizada pelo Instituto Pró-Livro e pelo Ibope Inteligência, em 2015 cada pessoa leu menos de 5 livros no Brasil.  Essa realidade continua acontecendo durante o isolamento social, enquanto diversos países como o Reino Unido tiveram aumento na procura dos livros, no Brasil, segundo dados do Sindicato Nacional dos Editores de Livros, houve uma queda de 4,09% no volume de vendas entre 29 de fevereiro e 24 de março, se comparado com o mesmo período em 2019. 


Segundo especialistas, agora, mais do que nunca, o acesso a livros é fundamental para nossa saúde mental coletiva. Pois nos livros, é possível encontrar esperança, alívio, entretenimento, informação, estímulos e uma válvula de escape da realidade que estamos enfrentando. Seja por e- books, livros digitais ou impressos, a leitura é fundamental para nossa formação, nos abre a mente e o coração e nos permite mergulhar em mundos inexploráveis. A FUI apoia e motiva a leitura, não só durante o isolamento social, mas sempre. Acreditamos que o conhecimento é parte fundamental para a evolução de todo o ser humano. Desejamos assim, um Feliz dia Nacional do Livro a todos os amantes da literatura! 


Publicado por Fui / Gabriela Castro e Verônica Jellifes

121 visualizações0 comentário

ATENDIMENTO

REDES SOCIAIS

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube

Copyright @2020 FuiApp. Todos os direitos reservados.