8 de dezembro: Dia Nacional da Família

Atualizado: Fev 26



Unsplash

Dia da Família é uma data comemorativa utilizada para celebrar a união familiar entre diversos membros, que podem ser pessoas que possuem um ancestral familiar em comum ou pessoas que, juntas, constituíram uma nova família.


Quando é comemorado o Dia da Família?


Essa data pode ser celebrada em diferentes momentos aqui no Brasil. Para isso, temos três comemorações.


. Dia Internacional da Família:


A primeira é o Dia Internacional da Família, que é celebrado anualmente no dia 15 de maio. Essa data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e reflete a importância que a comunidade internacional dá para as questões relacionadas à família, bem como sua importância para o desenvolvimento e estabelecimento de melhores condições de vida para todos.


. Dia Nacional da Família:


A segunda comemoração que temos no Brasil é o Dia Nacional da Família, comemorado anualmente no dia 8 de dezembro. Em nosso país essa data surgiu por meio de um decreto de 1968. Muitos relatam que essa data também foi escolhida por ser o Dia da Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Antigamente essa data era considerada uma comemoração religiosa, mas isso não acontece nos dias atuais, sendo considerado um ponto facultativo em diversas cidades.


. Dia Nacional da Família na Escola:


A terceira comemoração no Brasil foi instituída oficialmente pelo Ministério da Educação (MEC) como o Dia Nacional da Família na Escola, comemorado anualmente em todas as escolas do país no dia 24 de abril. É um momento de a escola reforçar junto às famílias a importância destas perante os filhos, lembrando-se da boa convivência familiar, relação com outras pessoas, atividades coletivas, respeito, diálogo e demais relações que são necessárias na constituição do vínculo familiar.


A importância da família

Unsplash

Esta instituição é “a base de formação do ser humano, tanto do ser em desenvolvimento como do adulto, uma vez que esta é responsável por promover a educação, saúde, proteção e lazer dos filhos influenciando, dessa maneira, o comportamento destes na sociedade. O papel que a família desempenha para o desenvolvimento de cada indivíduo é de suma importância. Pois é nesse vínculo familiar que são transmitidos os valores morais e sociais que servirão de alicerce no processo de socialização da criança e do adolescente, assim como as tradições e os costumes trazidos de gerações.” (SANTANA, 2015)


Em sua Coluna de Psicologia: a família como instituição, necessidade e função, a psicóloga, especializada em psicologia junguiana e psicologia hospitalar, Regiane Canoso, aponta que “é na família que aprendemos a perceber o mundo e a nos situarmos nele. É a formadora da nossa primeira identidade social. Ela é o primeiro “nós” a quem aprendemos a nos referir. Com isso, os relacionamentos iniciais são a base para uma estrutura emocional.”


Fica claro que, seja como for a sua família - é importante lembrar que nenhuma é perfeita - ela exerce influência sobre as suas escolhas, decisões e visão de mundo! E é por isso que precisamos cuidar das pessoas que fazem parte da nossa família e valorizar tudo o que nos foi dado. Especialmente em tempos de pandemia, fica cada vez mais claro o que é de fato importante na vida: as pessoas. Sobretudo as pessoas da nossa família. Celebre este dia da melhor forma possível: cuidando, amando e valorizando!


Publicado por Fui / Gabriela Castro e Verônica Jellifes

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

ATENDIMENTO

REDES SOCIAIS

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube

Copyright @2020 FuiApp. Todos os direitos reservados.