5 lugares imperdíveis para visitar em Tiradentes

Atualizado: Fev 26


Localizada na região central de Minas Gerais e povoada a partir de 1702, a cidade de Tiradentes carrega em seu nome o alferes Joaquim José da Silva Xavier, conhecido pelo apelido de Tiradentes. Joaquim Xavier nasceu na Fazenda de Pombal, entre Tiradentes e São João del Rei, e foi o líder da Inconfidência Mineira - principal movimento de contestação à Coroa portuguesa, no século 18.


A cidade, formada por poucas ruas, é habitada por 6.500 moradores e se tornou um dos pontos turísticos mais requisitados no Estado, ao aliar a simplicidade e o colorido de suas casas coloniais à oferta de pousadas bem cuidadas, restaurantes requintados e a badalação social.


Delimitada pelo Rio das Mortes e a Serra de São José, Tiradentes também é um dos maiores refúgios de libélulas do mundo e área de proteção ambiental.


Por isso, se você está procurando por um destino com muita história, cultura e a oportunidade de descansar, fugir da correria do dia a dia e ainda aproveitar e experimentar um delicioso roteiro gastronômico, Tirantes é uma ótima pedida. Confira 5 lugares que você não pode deixar de visitar quando ir à cidade.


1 - Centro Histórico de Tiradentes

Centro Histórico de Tiradentes

O Centro Histórico de Tiradentes é repleto de belas obras arquitetônicas e concentra grande parte das atrações da cidade. E isso inclui os pontos turísticos, igrejas, restaurantes, lojas e pousadas. Diferente de outras cidades de Minas Gerais, onde o Centro Histórico se tornou apenas uma pequena parte do local, em Tiradentes ele forma a maioria da cidade.



2 - Matriz de Santo Antônio

Matriz de Santo Antônio

A Matriz de Santo Antônio é o cartão postal de Tiradentes. Encarapitada no alto de uma ladeira, a igreja é abraçada pela Serra de São José. A fotogênica fachada amarela e branca esconde um opulento interior com mais de 480 quilos de ouro, principalmente na capela-mor e nos seis altares. O órgão com oito fileiras de tubo foi construído em Portugal entre 1785 e 1788.


3 - Santuário da Santíssima Trindade

Santuário da Santíssima Trindade

O Santuário da Santíssima Trindade foi construído em 1810 e todo restaurado em novembro de 2018. Todo ano entre maio e junho acontece a festa do Pai Eterno, com missa festiva e procissão. Ele fica atrás da igreja matriz e, por isso, passa despercebido por muitos turistas.


4 - Passinhos

Um dos Passinhos de Tiradentes

Existem seis Passinhos espalhados por Tiradentes. São capelinhas erguidas a partir de 1729, que reproduzem as cenas da Paixão e a subida de Cristo ao Calvário. Eles são usados pela igreja durante a Semana Santa, mas o da Rua Direita fica aberto todos os dias!


5 - Museu Casa Padre Toledo

Museu Casa Padre Toledo

O Museu Casa Padre Toledo é um dos casarões mais imponentes de Tiradentes. Lá aconteceu a primeira reunião dos inconfidentes, em 1788. Tiradentes levou a fama, mas dizem que o cabeça por trás de todo o movimento da Inconfidência Mineira era o padre. O mobiliário, as porcelanas e as pinturas transportam para o passado, propiciando uma experiência incrível!



Gostou das dicas? Então não perde tempo e se programe para visitar uma das cidades históricas mais lindas do nosso Brasil!



Publicado por Fui / Gabriela Castro e Verônica Jellifes

12 visualizações0 comentário