30 de janeiro: Dia da Saudade

Atualizado: há 21 horas



Freepik

A saudade pode ter cor, cheiro, textura e sabor. O cheiro de rodelas de limão fervendo na água com gotas de essência de baunilha. O saber do bolinho de chuva em uma tarde chuvosa na chácara da avó. O brinquedo favorito. A roupinha de bebê. A saudade pode ser um lugar. O parque da cidade. A árvore antiga da praça. A cafeteria da esquina. Ela pode ser uma música também.


No dia 30 de janeiro é comemorado o Dia da Saudade. Esse sentimento que inspira poetas e cantores é definido pelo dicionário Aurélio como:

“Lembrança nostálgica e, ao mesmo tempo, suave, de pessoas ou coisas distantes ou extintas, acompanhada do desejo de tornar a vê-las ou possuí-las; nostalgia.”

Já definido o significado de saudade, vamos para a origem dessa palavra tão cheia de energias. O termo vem do latim solitas, cujo significado é solidão. Existem alguns mitos e curiosidades sobre a palavra saudade, que muitos acreditam ser exclusividade da língua portuguesa, mas não é bem assim.

Até seria interessante se fôssemos, de fato, detentores de um vocábulo tão expressivo, mas a verdade é que a palavra “saudade” existe em outros idiomas. Em polonês, por exemplo, saudade se torna tesknota. Já no léxico alemão, sehnsucht, e apresenta praticamente o mesmo valor da nossa saudade. Em inglês, para dizer que está com saudades de algo ou alguém se fala “Miss you”. Não importa como seja dito, a saudade está presente no mundo todo.

Como diria Mário Palmeiro e Renato Teixeira em seu poema intitulado “Saudade”:

"Se queres compreender O que é saudade Terás que antes de tudo conhecer Sentir o que é querer e o que é ternura E ter por bem um grande amor viver Então compreenderás O que é saudade Depois de ter vivido um grande amor Saudade é solidão, melancolia, É nostalgia, é recordar, viver”

A Fui deseja que nesse dia da saudade, as lembranças e recordações daqueles que já se foram ou estão distantes, estejam mais que vivas em nossas mentes e corações.


Publicado por Fui / Gabriela Castro e Verônica Jellifes


5 visualizações0 comentário

ATENDIMENTO

REDES SOCIAIS

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube

Copyright @2020 FuiApp. Todos os direitos reservados.