21 de dezembro: Dia do Atleta

Atualizado: Fev 26


Freepik

O Dia Nacional do Atleta, ou simplesmente Dia do Atleta, é comemorado em 21 de dezembro. A data celebra o esforço das pessoas que se dedicam ao esporte, seja por hobby ou para manter uma boa qualidade de vida. Um atleta pode ser também quem pratica o atletismo, um grupo de modalidades que pertencem aos Jogos Olímpicos, como a corrida, o salto com vara, arremesso de pesos, ginástica artística e etc.


Os primeiros atletas surgiram há muitos séculos, na antiga Grécia e Roma, em manifestações esportivas e disputas. Os Jogos Olímpicos, uma série de competições de jogos e esportes, que acontece de quatro em quatro anos, reúnem os melhores atletas do mundo, que competem por medalhas de ouro, prata e bronze, defendendo seu país.


Neste ano de 2020, teríamos as Olimpíadas em Tokyo, que seria o maior evento esportivo do ano. Porém, com a pandemia do coronavírus e todas as medidas de seguranças adquiridas para conter o contágio do vírus, as Olimpíadas foram adiadas.



Origem do Dia do Atleta


Quem decretou o dia 21 de dezembro como sendo o Dia Nacional do Atleta foi o ex-presidente do Brasil Jânio Quadros, através do Decreto nº 51.165, de 8 de agosto de 1961, como forma de honrar os atletas brasileiros que com empenho e dedicação representam o país em competições e elevam a nossa bandeira no mundo.


10 curiosidades sobre os Jogos Olímpicos



Freepik


Já que estamos falando sobre atletas, mesmo que o Dia do Atleta Profissional seja comemorado em outra data - 10 de fevereiro - vale a pena conferir algumas curiosidades sobre os Jogos Olímpicos.

  1. Na Grécia antiga, os atletas não se preocupavam com patrocínio, proteção ou moda, eles competiam nus.

  2. Naquela época, os jogos duravam de cinco a seis meses.

  3. As mulheres só foram autorizadas a competir nos Jogos Olímpicos em 1900.

  4. De 1924 a 1992, os jogos de Inverno e Verão aconteciam no mesmo ano. Mas agora, eles acontecem em ciclos separados e alternados a cada dois anos.

  5. As línguas oficiais dos jogos são Inglês e Francês, complementado pela língua oficial do país sede.

  6. Apenas em 2012 aconteceram os primeiros Jogos Olímpicos em que todos os países enviaram atletas mulheres.

  7. Os cinco anéis do símbolo olímpico – projetado pelo Barão Pierre de Coubertin, co-fundador dos Jogos Olímpicos modernos – representam os cinco continentes habitados do mundo.

  8. As seis cores – azul, amarelo, preto, verde, vermelho e fundo branco – foram escolhidas porque a bandeira de cada nação contém um deles, pelo menos.

  9. O primeiro mascote oficial foi Waldi, o dachshund, nos Jogos de 1972 em Munique.

  10. Os Jogos de 2016 no Rio de Janeiro foram os primeiros Jogos Olímpicos da América Latina.


Mesmo que não sejamos atletas, a prática do exercício físico deve estar presente em nossa rotina. Existem diversos motivos para colocarmos este hábito em prática. Alguns deles, segundo o personal trainer da academia KS, Sílvio Cezar Xavier, são:


Melhora a postura, pois, através de exercícios localizados, os músculos das costas e do abdome reeducam o corpo, prevenindo contra dores musculares;


Regula o sono, pois a prática de exercícios libera endorfina, uma enzima que proporciona bem-estar e diminui a ansiedade e o estresse;


Reduz o colesterol ruim, pois cataboliza gorduras que circulam pelo organismo;


Controla a hipertensão, pois libera substâncias que causam a dilatação e o fortalecimento dos vasos sanguíneos;


A FUI apoia os atletas do nosso país, acreditamos que a atividade física além de ser uma excelente opção de lazer, traz inúmeros benefícios para a saúde. Pratique essa ideia!


Publicado por Fui / Gabriela Castro e Verônica Jellifes


102 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

ATENDIMENTO

REDES SOCIAIS

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube

Copyright @2020 FuiApp. Todos os direitos reservados.