2021: Novo ano, novas metas. Saiba como traçar e cumprir metas

Atualizado: há 5 dias


Freepik

As metas são importantíssimas para definir estratégias e medir seu progresso. Muito se ouve sobre atingir e conquistar metas. Mas será que você realmente entende qual é o conceito de metas e o quão importantes elas podem ser?


Infelizmente, é muito comum que as pessoas associem metas com algo negativo. Frequentemente, ouvimos alguém reclamando sobre metas a cumprir no trabalho, ou como o estabelecimento de metas para vendas ou números de atendimento os tem atrapalhado.


As metas, no entanto, são muito mais do que objetivos desse tipo. Elas são um fator importante para que você realize os seus sonhos! A definição de metas é fundamental para ajudar a esclarecer os caminhos a serem tomados e monitorar o seu progresso. Elas também são essenciais para adaptar suas estratégias e se motivar.


O que são metas?


Metas são frequentemente vistas como sinônimo de objetivos. Embora essa possa ser uma definição aceitável, existem algumas diferenças entre esses dois conceitos. Vamos explicar melhor:


Objetivo é algo que você deseja alcançar, os sonhos que você pretende realizar na sua vida. Os objetivos são, então, mais abrangentes que as metas.


Metas, por sua vez, são meios utilizados para alcançar esses objetivos. É como se fossem objetivos menores e mais simples.


Ou seja, para alcançar seus objetivos, é preciso traçar metas. Um objetivo é, normalmente, uma grande tarefa. As metas servem para separá-lo em partes menores, mais fáceis de realizar.


A Fui enviou algumas perguntas por e-mail ao médico, PhD, que também é professor e membro do Institute of Coaching/Harvard Medical School e cofundador da Escola de Medicina do Estilo de Vida do Brasil, Dr. Luiz Carlos Oliveira Júnior, sobre como traçar e cumprir metas.


Fui: Qual o primeiro passo para traçar objetivos e metas? Luiz Carlos Oliveira - O primeiro passo para traçar metas é um sonho de vida, um propósito claro do que você deseja para sua vida baseado nos seus valores mais caros. Muitas pessoas não têm isso claro. Então devem começar descobrindo o que seria o conceito de uma "vida boa" para elas (os filósofos gregos chamavam a felicidade de uma vida boa). Muitas vezes é pela insatisfação com a vida atual que elas vão descobrir. Comece fazendo uma avaliação sincera de como sua vida está hoje em todas as dimensões importantes (vida emocional, profissional, saúde física, financeira, desenvolvimento intelectual - que nota você daria de 0 a 10 para cada dimensão? O que não te deixa feliz nessas dimensões? Qual seria a vida que ganharia uma nota 10? Essa "vida nota 10" seria seu sonho de vida). As metas são formas de fazer esse sonho se tornar concreto. A melhor forma de traçar metas é partir dos seus valores mais caros, daquilo que importa mais na sua vida (amor? liberdade? aprendizado?)


Fui: Existe alguma técnica para conseguir cumprir as metas?



O médico e PhD Dr. Luiz Carlos de Oliveira Junior.

Luiz Carlos Oliveira - Para aumentar a chance de cumprir as metas existem dois segredos principais. O primeiro é a forma como você determina as metas. Elas devem ser precisas ( de forma que você saiba claramente o que alcançar e se alcançou - "quero ter x reais na minha conta bancária"), ter um tempo claro ("até o final do ano"), serem significativas, estar sobre o seu controle (não pode ser um desejo que depende de outra pessoa - exemplo: "quero que em 2021 meu namorado seja mais..." isso não está no seu controle - uma meta no seu controle é "eu vou demonstrar mais claramente com meu namorado os meus desejos e necessidades no relacionamento" - isso está no seu controle). Segundo os desenvolvedores da Teoria de determinação de metas, Locke e Latham, as metas devem ser também desafiadoras dentro do seu campo de habilidades. Isso aumenta a chance de alcançar. Metas fáceis não recrutam o esforço necessário. O segundo segredo é o mais importante. É ter um plano de realização bem detalhado. As pessoas em geral só desejam e não criam um plano para executar as tarefas necessárias para alcançar a meta. Quando você entra em batalha sem um plano de combate está fadado ao fracasso. O plano deve ser bem pensado, com os recursos necessários, as datas, tarefas, tudo do começo até o dia do prazo final. Isso é chamado na ciência da mudança comportamental de intenção de implementação.


Fui: Como manter a motivação?


Luiz Carlos Oliveira - Se a meta foi construída baseada nos valores mais importantes ela se torna "obrigatória". Você terá envolvimento emocional para persistir quando a sua meta é significativa demais para você. Mas existe um outro problema: as pessoas tendem a desanimar por que estão presas a uma mentalidade de que mudar é se transformar de uma vez em outra pessoa; elas não enxergam que a mudança é gradual, tem períodos de recaída (isso é normal e não significa fracasso, mas oportunidade de aprendizado). Caiu, levanta e aprende o que você pode corrigir no seu plano. E tenha sempre em mente os motivos pelos quais você deseja aquela meta. Não caia na armadilha comum de ter uma meta dos outros para você ("por que meu pai quer que eu faça... por que minha família quer que eu faça aquilo..." Se não for significativo para você não vai dar certo. A meta tem que ser sua!)


Fui: Existem metas que deveriam ser obrigatórias?


Luiz Carlos Oliveira - Sim, algumas metas são obrigatórias: aquelas que estão ligadas à vivência dos seus valores mais caros. Quem não vive seus valores hora ou outra vai sofrer. Se um valor seu importante é liberdade, não construa uma meta que limitará sua liberdade; obrigatoriamente construa metas que garantam sua liberdade. Descubra seus valores e viva a partir deles, construindo obrigatoriamente metas que os coloque em ação. Não fazer isso cobrará um preço muito alto no futuro, acredite!



Publicado por Fui / Gabriela Castro e Verônica Jellifes

55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

ATENDIMENTO

REDES SOCIAIS

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube

Copyright @2020 FuiApp. Todos os direitos reservados.