You are currently viewing O que é mobilidade urbana

O que é mobilidade urbana

Você já deve ter percebido que alguns dos nossos textos começam assim: “O Fui é um aplicativo de mobilidade urbana..”. Mas afinal de contas, o que é mobilidade urbana? Trata-se da condição que permite à população transitar pelos espaços geográficos urbanos. Esse deslocamento pode ser individual, isto é, a pé, por meio de bicicleta, motocicleta e ou de carro, ou coletivo: ônibus, metrô, trem, etc.

A mobilidade urbana interfere diretamente no bem-estar social da população, pois implica em tornar o movimento de um lugar para o outro prático e descomplicado, o que infelizmente não tem acontecido de uns anos pra cá.

O problema da mobilidade urbana no Brasil começa com o desenvolvimento industrial associado ao êxodo rural e ao fato de que o planejamento urbano e a evolução dos transportes coletivos não acompanharam esse crescimento urbano. 

Isso implicou no sucateamento dos transportes coletivos e no aumento do número de veículos nas ruas, que foram adquiridos por pessoas que possuíam maior poder aquisitivo.

Diante do fato de que, cada vez mais, as cidades não estão possibilitando a locomoção com qualidade, o tema mobilidade urbana tem sido repensado e discutido com o objetivo de oferecer um espaço público com maior qualidade de vida e de forma sustentável. 

O conceito de mobilidade urbana sustentável está diretamente ligado ao tipo de transporte usado para o deslocamento de pessoas, aliado à preocupação em facilitar trajetos. Além disso, considera amenizar impactos ambientais causados por combustíveis fósseis que degradam o ambiente, por exemplo.

Entre as alternativas para promover a mobilidade urbana sustentável e solucionar o problema em nosso país estão, segundo uma matéria do site Brasil Escola, da Uol:

  • ampliar áreas atendidas pelos transportes públicos coletivos (ônibus, metrô e trem);
  • diversificar o uso dos meios de transportes (carros, bicicletas, ônibus, motocicletas);
  • flexibilidade no horário das atividades urbanas: comércio em uma hora, atividades escolares em outra, para distribuir a mobilidade ao longo do dia;
  • incentivo à caronas coletivas para pessoas que vão para a mesma direção;
  • integração entre os transportes públicos (ônibus integrado com metrô, por exemplo).

Percebemos, então, que o uso de aplicativos de mobilidade urbana está entre as opções que podem contribuir para melhorar a locomoção nos espaços urbanos. O Fui é uma ótima opção de aplicativo que oferece diversos benefícios, como preços justos e categorias para atender diferentes necessidades. Verifique se o app já está rodando em sua cidade, faça o download e conheça mais sobre nossos serviços! 

Deixe um comentário